segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Dança de Palavras de Murakami

Haruki Murakami está de volta a Portugal com o livro 'Dança, Dança, Dança'.
Um regresso à história de 'Carneiro Selvagem' que, apesar de poder ser lida isoladamente em relação às outras obras do escritor, será uma mais-valia na perspectiva de comunhão das duas leituras. Murakami, nas 473 páginas do livro, coloca o leitor na pauta de uma dança que o transporta a Tóquio, descrita de forma profunda.
São abordados temas como a solidão e o amor.
O primeiro parágrafo condensa todo o argumento na seguinte expressão: 'Passo a vida a sonhar com o Hotel Golfinho'. Este é o ponto de partida do protagonista até à cidade de Sapporo, onde procura encontrar razão para os sonhos que o perseguem, encarnados na figura da mulher que o abandonou.
Os universos do escritor revelam-se inesgotáveis ao virar de cada página, e continuam a surpreender aqueles que habituou a uma escrita rica em imagens e metáforas. As personagens passeiam-se pelo mundo do fantástico, de matriz kafkiana, muito ao jeito de Murakami.
A salientar o facto deste livro, chegado agora a Portugal, ser datado de 1988, permanecendo muito actual na percepção de uma sociedade pautada por valores ligados ao poder, dinheiro e fama.
A primeira abordagem de Haruki Murakami à língua de Camões deu-se com 'Norwegian Wood'; seguiu-se o maravilhoso 'Kafka À Beira-Mar', e, depois, grandes sucessos como: 'Crónica do Pássaro de Corda','Sputnik, Meu Amor'(imperdivél)e 'Em Busca do Carneiro Selvagem'. Todos os títulos são um convite à leitura de um dos maiores escritores contemporâneos. A não perder.

Sem comentários: