sábado, 13 de outubro de 2007

Um Nobel Nada Inconveniente

Al Gore, o rosto mais mediático, defensor do ambiente, arrecada o Prémio Nobel da Paz pelo esforço realizado na divulgação dos riscos do aquecimento global. Para surpresa de uns e resignação de outros, o ambiente está para durar na agenda setting da politica internacional com a atribuição do prémio ao Vice- Presidente da Administração Clinton. No seu filme, Uma Verdade Inconveniente, trouxe à tona da vida quotidiana um assunto cuja discussão foi adiada durante anos. Quando se deu o sinal de alerta face ao aumento do buraco do ozono, poderosos políticos subestimaram a importância de um buraco que, afinal, se considerava estar tão longe da Terra. O ambiente não era tema de discussão. Finalmente, foi aprovado, em 1997, o Protocolo de Quioto. Iniciou-se assim um novo tempo de (suposta) preocupação ambiental. Num processo permanentemente instável, com opiniões divergentes entre a Europa e os Estados Unidos, chega o ano de 2001, no qual um dos maiores poluidores do Mundo recusa negociar a implementação do protocolo. Outros valores se elevaram.. A economia tinha de prevalecer sobre tudo o resto. A Verdade Inconveniente é que o globo terrestre continua a aquecer e tem castigado, com muitos estragos, o país do maior inimigo do ambiente. Of course. Mas não só. Influentes políticos pertencentes às administrações Bush (pai e filho) riram-se quando, em 1992, Gore atestou no seu primeiro livro que 'o salvamento do ambiente tem de ser o princípio fundamental da civilização'. Com a atribuição deste prémio ao democrata, a comunidade norueguesa vem despertar todo-o-Mundo para esta ideia.

2 comentários:

Pedro Sá disse...

O problema é que o aquecimento global é uma falsa questão, e essa ideia parte de pressupostos de um conservadorismo inaceitável, isto é, querendo tomar como base o clima de 1850-1950 quando a História climática da Terra mostra que a realidade é bem diferente.

Mas grave em concreto é que é atribuído um prémio na sequência da acção numa área onde nem há consenso entre a comunidade científica...

Todo-o-Mundo disse...

Mas há consenso científico no que se refere ao buraco do ozono estar a aumentar cada vez mais por causa da poluição...